Cultura

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca tem programação especial em Londrina

por Mariana Paschoal 21.10.19

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída em 1980 e é comemorada oficialmente entre os dias 23 e 29 de outubro em todo o Brasil. Londrina terá programação especial para a semana e começa nesta segunda-feira (21). A palestra de abertura terá início às 19h, com o tema Desenvolver Mediadores Para a Formação de Leitores, ministrada pela Doutora em Educação e professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Greice Ferreira da Silva. A atividade é gratuita e aberta à toda a comunidade. Interessados em participar devem fazer a inscrição antecipadamente, pelo telefone 3305-7824 ou 3305-7800. Aqueles que desejam receber certificado, devem doar dois quilos de ração para cachorro, em prol do abrigo A Casa dos 240 Cães. O evento acontece na biblioteca do Sesc Londrina Centro, na Rua Fernando de Noronha, 264.

Este é o quarto ano que Londrina realiza diversas atividades culturais e educativas em rede com bibliotecas públicas, privadas, escolares, universitárias, entre outros. “O objetivo é criar a aproximação do público com esses espaços, promovendo a leitura, o contato com as obras disponíveis nas bibliotecas e o acesso à informação”, afirmou a diretora de bibliotecas da Secretaria Municipal da Cultura, Leda Maria Araújo.

Terça-feira (22) – Das 8h às 12h, acontece uma palestra com o tema “Diretrizes para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos Segundo Estilo Vancouver e APA.”, na Sala de Multimeios da Biblioteca Central da UEL. A atividade é direcionada ao público geral que tenha realizado a inscrição pelo site da universidade até o dia 18 de outubro.

Às 9h, a Biblioteca do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) recebe uma contação de histórias para alunos do Centro Esperança por Amor Social (Cepas) da unidade Santiago, ministrada por Flávia Harue. O endereço é Rua Angelo Gaiotto, s/n, no Jardim Santa Rita I, e a participação deve ser confirmada pelo 3338-4925.

Das 10h às 11h30, haverá uma apresentação do livro “O Mágico Japonês”, com o artista plástico Paulo Tio, na Biblioteca Ramal Lupércio Luppi, que fica na Avenida Saul Elkind, 790, Conjunto Aquiles Stenghel. Interessados devem confirmar a participação pelo telefone 3329-0316.

Das 14h às 16h, o Instituto Federal do Paraná realiza, no campus Alagoas, uma roda de conversa para a comunidade interna do local, onde irão discutir sobre a relevância da leitura para a leitura de mundo, na perspectiva de Paulo Freire.

Também das 14h às 16h, a Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza sedia a oficina de Poesia Metafórica, com o professor Ênio Caldeira. As inscrições devem ser feitas pelo telefone 3371-6500. A biblioteca fica na Avenida Rio de Janeiro, 413, Centro.

Das 18h às 19h, será realizada uma palestra com o tema “Narrativas do Sítio e a Arte de Ouvir Histórias”, ministrada pelo doutor Léo Pires Ferreira. As inscrições devem ser feitas antecipadamente, de forma gratuita, pelo telefone 3305-7824 ou 3305-7800. Aqueles que desejam receber certificado, devem doar dois quilos de ração para cachorro, em prol do abrigo A Casa dos 240 Cães. O evento acontece na biblioteca do Sesc Londrina Centro, na Rua Fernando de Noronha, 264.

Ainda no mesmo local, será realizada a “Banca da Ciranda!”, das 18h às 21h, e a partir das 19h terá o lançamento do livro A Menina e a Planta, de Márcia Paganini, com ilustrações de Andreia Vieira.

Fechando as atividades da terça-feira, das 19h às 20h40, a Faculdade Teológica Sul Americana (FTSA) realiza uma palestra sobre Busca em Bases de Dados Gratuitas, voltadas para acadêmicos do curso de graduação em Teologia da instituição.

Outras ações – Ainda inseridas na programação da Semana, durante todo o mês de outubro serão realizadas mostras temáticas e de fotografias, exposições e campanhas de arrecadações e trocas de livros e revistas, além de contação de histórias e distribuição de desenhos. As atividades acontecem nas bibliotecas Central, Infantil, CEU e Ramal Vila Nova, além das bibliotecas Monteiro Lobato (Escola IEIJ), da FTSA e do Colégio Mãe de Deus. A programação dessas atividades e a de todos os dias da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2019, podem ser conferidas no link https://bit.ly/2o0rqvE.

Com informações de Prefeitura de Londrina

Foto de capa: @gledsonraymundo

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais