Muito se fala sobre tratamentos alternativos que podem ajudar a gente a se sentir melhor quando passamos por algum problema, principalmente emocional. Os florais de Bach são um exemplo. Quem já usou? Quem tem curiosidade? Os florais são essências de plantas selvagens com propriedades medicinais que podem ser fonte de bem-estar e cura se forem aliadas a tratamentos tradicionais. Eles agem principalmente nas emoções e, consequentemente, deixam o corpo mais saudável. Se você está em tratamento para depressão, transtornos de ansiedade, pós-traumático, ou se está sob forte estresse, pode ser que as propriedades das plantas dos 38 "remédios" de Bach te ajudem a se sentir melhor, fazendo com que o seu tratamento tradicional seja ainda mais eficiente

Sobre os florais de Bach

Os florais de Bach fazem parte de um tratamento alternativo ou complementar e são usados para tratar principalmente problemas emocionais, ou para ajudar a curar problemas físicos através da influência na emoção. Eles são feitos de extratos de flores e plantas selvagens que têm propriedades medicinais. 

Quem criou esses florais foi o médico homeopata Edward Bach no início do século XX. A homeopatia é a crença de que o corpo pode se curar sozinho (vale lembrar que os florais são usados como método alternativo e complementar, não como método principal). Para isso, essa área da medicina utiliza pequenas quantidades de substâncias naturais, como plantas e minerais, para tratar o corpo e a mente. A ideia por trás dos florais de Bach é parecida com essa da homeopatia, mas eles utilizam ainda menos materiais e não agem diretamente nos sintomas físicos e sim nas emoções.

Bach acreditava que curar emoções negativas pode ajudar o corpo a se curar. O sistema criado por ele conta com 38 "remédios", cada um destinado a uma emoção negativa específica. Essas emoções são agrupadas em sete causas psicológicas de doenças:

Medo
Incerteza
Falta de interesse em circunstâncias do presente
Solidão
Alta sensibilidade em ser influenciado
Tristeza ou desespero
Cuidar dos outros em detrimento de si mesmo

As essências que fazem parte desses grupos majoritários não influenciam nem interferem na medicina tradicional e por isso não substitui o tratamento médico, mas pode complementá-lo.  

Como escolher um floral para você

Para ter mais chances de um floral funcionar no seu caso, é importante escolher a essência de uma planta de acordo com o problema emocional que você está vivendo. Por exemplo, se você sofre com crises de ansiedade, se está em tratamento contra a depressão, se viveu algum trauma, existe um floral para cada problema. Se você já está em tratamento para algo, converse com seu médico antes de utilizar os florais.  É possível usar um floral, ou misturar vários. Os florais de Bach podem ser encontrados em farmácias comuns e de manipulação. Vale a pena também consultar um homeopata, ou outro especialista que indique esse tipo de remédio.

Florais funcionam?

Pessoas costumam usar os florais por vários motivos. Os mais comuns são ansiedade, estresse e traumas emocionais. Vale ressaltar que não existe pesquisa que comprove a eficácia desse método, mas há relatos de que, junto com um tratamento médico tradicional, essas essências podem sim ajudar as pessoas a se sentirem melhor.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais