Cultura

Filmes de diretores negros para entender o conflito racial nos Estados Unidos

por Mariana Paschoal 02.06.20

Manifestações contra o racismo e contra a truculência policial se espalharam por todo o mundo após o assassinato de George Floyd, um afro-americano, pelo policial branco Derek Chauvin, em Minneapolis, Estados Unidos, na última semana de maio. Em meio às manifestações, muitas dúvidas sobre a história da segregação e do conflito racial no país norte-americano também surgiram. Para ajudar a saná-las e para prestigiar o trabalho de diretores negros, selecionamos alguns filmes que abordam o tema - todos dirigidos por afrodescendentes.

O Matador de Ovelhas (1978)

Diretor: Charles Burnett

O matador de ovelhas retrata um gueto negro de Los Angeles, o bairro de Watts, em meados dos anos 1970, pelos olhos de Stan, um homem sensível e sonhador que sobrevive à realidade alheio e indiferente ao custo psíquico decorrente de seu trabalho em um abatedouro.

(Fonte: Indie Festival)

Malcolm X (1992)

 

O líder afro-americano Malcolm X tem o pai assassinado pela Klu Klux Klan e sua mãe internada por insanidade. Preso aos 20 anos de idade, Malcolm se converte ao islamismo e passa a pregar seus ideais.

Diretor: Spike Lee

Preciosa: Uma História de Esperança (2010)

Diretor: Lee Daniels

Grávida de seu próprio pai pela segunda vez, Claireece "Preciosa" Jones de 16 anos, não sabe ler nem escrever e sofre abuso constante nas mãos de sua mãe. Instintivamente, Preciosa vê uma chance de mudar de vida quando ela tem a oportunidade de ser transferida para uma escola alternativa. Sob a orientação firme e paciente de sua nova professora, Sra. Rain, Preciosa começa a viagem da opressão para autodeterminação.

Fruitvale Station: A Última Parada (2013)

Diretor: Ryan Coogler

Oscar é um jovem carismático e muito próximo da família. Mas por ter se envolvido em problemas com a lei, passou um tempo na prisão. Agora, sem emprego e sem dinheiro, ele tenta se reerguer para sustentar a namorada e a filha deles.

12 Anos de Escravidão (2013)

Diretor: Steve McQueen

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos, ele passa por dois senhores, Ford e Edwin Epps, que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.

Selma: Uma Luta pela Igualdade (2015)

Diretora: Ava DuVernay

A história da luta de Martin Luther King Jr. para garantir o direito de voto dos afrodescendentes - uma campanha perigosa e aterrorizante que culminou na marcha épica de Selma a Montgomery, Alabama, e que estimulou a opinião pública norte-americana e convenceu o presidente Johnson a implementar a Lei dos Direitos de Voto em 1965. 

Um Limite Entre Nós (2016)

Diretor: Denzel Washington

Baseado na aclamada e premiada peça teatral homônima, um jogador de beisebol aposentado, que sonhava em se tornar uma grande estrela do esporte durante sua infância, agora trabalha como coletor de lixo para sobreviver. Ele terá de navegar pelas complicadas águas de seu relacionamento com a esposa, o filho e os amigos.

Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016)

Diretor: Barry Jenkins

Black trilha uma jornada de autoconhecimento enquanto tenta escapar do caminho fácil da criminalidade e do mundo das drogas de Miami. Encontrando amor em locais surpreendentes, ele sonha com um futuro maravilhoso.

Corra! (2017)

Diretor: Jordan Peele

Um jovem fotógrafo descobre um segredo sombrio quando conhece os pais aparentemente amigáveis da sua namorada.

Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi (2017)

Diretora: Dee Rees

Laura se casa com Henry McAllan e sua nova família se muda para uma fazenda no delta do Rio Mississipi. Lá, uma família negra, os Jackson, são responsáveis por ajudar no trabalho pesado com o plantio e a colheita. O pai idoso de Henry, Poppy McAllan, luta para manter os privilégios dos brancos no terreno, enquanto o irmão de Henry, Jamie, desenvolve uma boa amizade com os caseiros por compartilharem traumas da guerra. Um violento conflito marca a convivência entre os McAllan e os Jackson.

Infiltrado na Klan (2018)

Diretor: Spike Lee

Em 1978, Ron Stallworth, um policial negro do Colorado, consegue se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunica com os outros membros do grupo por meio de telefonemas e cartas, e quando precisava estar fisicamente presente, ele envia um outro policial branco em seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron fica próximo do líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.

Nós (2019)

Diretor: Jordan Peele

Adelaide e Gabe levam a família para passar um fim de semana na praia e descansar. Eles começam a aproveitar o ensolarado local, mas a chegada de um grupo misterioso muda tudo e a família se torna refém de seres com aparências iguais às suas.

Harriet (2019)

Logo após de ter escapado da escravidão, Harriet Tubman decide ajudar centenas de escravos a fugirem do sul dos Estados Unidos durante a Guerra Civil americana, no ano de 1849. Suas ações dão um novo direcionamento para a história, e a ativista política se torna uma das maiores heroínas do país.

Diretora: Kasi Lemmons

Tem sugestões de outros longas? Manda pra gente!

Foto de capa: Harriet (2019)

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais