No Brasil, o percentual da população que se declara preta ou parda é de 55,8%, ou seja, a maioria. No entanto, os negros ainda são a parcela da população mais invisibilizada no país, inclusive nas artes. De acordo com um estudo do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (Gemaa), ligado à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), apenas 2% dos filmes brasileiros de maior sucesso entre 2002 e 2014 foram dirigidos por homens negros.

Para ajudar a dar visibilidade às obras cinematográficas de diretores e diretoras negras do Brasil, selecionamos alguns longas, curtas e documentários que você precisa conhecer não apenas para celebrar o trabalho desses profissionais do audiovisual, como também para enxergar a pluralidade do nosso país representada na sétima arte.

Na Boca do Mundo (1979)
Diretor: Antonio Pitanga

Em Atafona, no litoral do Rio de Janeiro, vive um pobre pescador de nome Antonio, que, estimulado por sua amada Terezinha, cria uma vontade de deixar seu pequeno povoado para trás e ganhar o mundo, com o objetivo de viver na cidade grande. Porém, a chegada da grã-fina Clarrise balançará o coração do pescador e dará a chance perfeita para Terezinha aplicar um golpe na recém-chegada e se mudar para a cidade grande.

A Negação do Brasil (2000)
Diretor: Joel Zito Araújo

O documentário aborda tabus e estereótipos sobre o negro na telenovela brasileira. O diretor, baseado em suas memórias, analisa as influências do gênero nos processos de identidade dos afro-brasileiros.

As Filhas do Vento (2004)
Diretor: Joel Zito Araújo

Cida e Ju são irmãs e foram criadas pelo severo pai, Zé das Bicicletas. Cida foge de casa para ser atriz e Ju fica na cidade, casa-se e cuida do pai. As duas se reencontram 45 anos depois no enterro dele, mas o tempo não diminuiu o rancor do passado.

Cores e Botas (2010)
Diretora: Juliana Vicente

Joana tem um sonho comum a muitas meninas dos anos 80: ser paquita. Sua família é bem sucedida e apoia seu sonho. Porém, Joana é afro-descendente e nunca houve uma paquita de sua cor no programa da Xuxa.

Bróder (2010)
Diretor: Jeferson De

Três amigos de infância planejam se reencontrar por um dia, no aniversário de um deles, para reafirmar sua amizade e brigar por suas diferenças.

O Dia de Jerusa (2014)
Diretora: Viviane Ferreira

“O Dia de Jerusa” aborda a solidão da mulher negra com uma sensibilidade cotidiana que mora nos detalhes.

Pitanga (2016)
Diretora: Camila Pitanga

A trajetória e a carreira de Antonio Pitanga, um dos grandes atores do cinema brasileiro, protagonista de momentos marcantes da cinematografia nacional.

Rainha (2016)
Diretora: Sabrina Fidalgo

Rita finalmente realiza o sonho de se tornar a rainha de bateira da escola de samba de sua comunidade; porém ela terá que lutar contra forças obscuras, internas e externas.

Caso do Homem Errado (2017)
Diretora: Camila de Moraes

Conheça a história do operário negro gaúcho Júlio César que, ao ser confundido com um assaltante, foi executado pela Polícia Militar do Rio Grande do Sul, no dia 14 de maio de 1987.

Alfazema (2019)
Diretora: Sabrina Fidalgo

É carnaval e Flaviana vive um difícil dilema; como se livrar do amante que se recusa a sair de seu chuveiro?

M8 – Quando a Morte Socorre a Vida (2019)
Diretor: Jeferson De

Maurício acabou de ingressar na renomada Universidade Federal de Medicina. Na sua primeira aula de anatomia ele conhece M8, o cadáver que servirá de estudo para ele e os amigos. Durante o semestre, o mistério da identidade do corpo só poderá ser solucionado depois que ele enfrentar suas próprias angústias.

Meu Amigo Fela (2019)
Diretor: Joel Zito Araújo

Uma nova perspectiva sobre o músico nigeriano Fela Kuti, a fim de contrapor a narrativa mais frequentemente retratada: como um excêntrico ídolo pop africano do gueto. A complexidade da vida de Fela é desvendada por meio de conversas de seu amigo íntimo e biógrafo oficial, o africano-cubano Carlos Moore.

Sem Asas (2019)
Diretora: Renata Martins

Zu é um garoto negro de doze anos. Ele vai à mercearia comprar farinha de trigo para a sua mãe e, na volta pra casa, descobre que pode voar.

Medida Provisória (2020)
Diretor: Lázaro Ramos

Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar suas origens. Vendo-se no centro do terror, dois primos refugiam-se em um apartamento, onde debatem questões sociais e raciais, além de compartilharem dos mesmos anseios que envolvem a mudança de país.

Foto de capa: O Dia de Jerusa

Conhece o trabalho de outros diretores negros do cinema brasileiro? Conta pra gente!

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais