Cultura

Microinfluência: @mariaviroueco usa sua influência para mostrar que a sustentabilidade pode ser divertida

por Mariana Paschoal 21.10.20

E na entrevista sobre microinfluência de hoje vamos conhecer o trabalho da engenheira ambiental @mariaviroueco.

Ver também:
Microinfluência: @pollycasoti fala sobre autoconhecimento a autoaceitação através da moda
Microinfluência: @laviniaarocha e o empreendedorismo feminino da vida real

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Maria Virou Eco ♻️ (@mariaviroueco) em

A influencer digital Maria Constantino viu uma oportunidade e a agarrou: há três anos, quando começou a criar conteúdo, não existiam muitos perfis nas redes sociais que falavam sobre sustentabilidade de maneira fácil, simples e com conteúdos atrativos. “À época, os conteúdos eram muito pesados, muito sermão, coisas com as quais eu não me identificava, Então pensei: por que eu não faço essa mudança e começo a criar esse tipo de conteúdo”, relembra. Para Maria, o grande problema da questão ambiental era a comunicação. A ideia dela era melhorar a comunicação nessa área, deixando-a mais leve e divertida.

Foi assim que nasceu o Maria Virou Eco, um perfil sobre sustentabilidade, com conteúdos voltados a pessoas que querem se tornar mais sustentáveis e que desejam causar um impacto positivo no mundo. 

Processo criativo

Organização é a palavra-chave do processo criativo da Maria. "Eu sou engenheira, não sou blogueira. Então eu tive muita dificuldade no começo para entender esse universo da produção de conteúdo", relembra a influencer, principalmente por ela trabalhar no offline. “Meu trabalho não é ganhar dinheiro com as redes sociais, e sim usar as redes como autoridade, dentro da minha área”, esclarece.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Quero saber quem aí usa o fim do fim do fim os produtos?! 😂🙋🏻‍♀️ Sabe qual é o item mais sustentável? Aquele que vc já tem! Eu sei que dá vontade de “jogar fora” tudo e comprar tudo eco quando despertamos né?! Mas não é nada sustentável isso! Primeiro acabe com tudo que JÁ EXISTE ♻️💪🏼 depois vc começa a fazer escolhas conscientes (o menos é mais!) é só então vc escolhe (depois de pesquisar muito) os produtos sustentáveis!! Combinado? Euuuuuu não vejo a hora das minhas maquiagens “normais” acabarem para eu comprar as sustentáveis! Pq não comprei antes? Faz 2 anos que não acaba esse trem! Kkkkkkkk quem tb tá assim?!

Uma publicação compartilhada por Maria Virou Eco ♻️ (@mariaviroueco) em

Para isso, Maria tem uma planilha no Excel onde planeja todo o seu conteúdo, separado por temas. Em cima dessa planilha, ela também identifica como fazer as fotos que acompanham os conteúdos, sempre de forma espontânea e interessante.

Também é interessante falar que os próprios seguidores da Maria oferecem ideias de conteúdos, por isso, ela presta muita atenção no que eles falam por direct ou comentários, por exemplo. "As dúvidas dos meus seguidores, muitas vezes, viram conteúdos no meu perfil", conta.

Inspirações

Maria sempre busca inspirações fora do mercado no qual está inserida. “Justamente porque eu quero sair do modelo convencional. Me inspiro muito no conteúdo de moda, no humor, no empreendedorismo”, afirma. Ela também se inspira na vida real, e tenta sempre mesclar a vida pessoal com a profissional. Segundo ela, ser sustentável é cuidar das nossas três casas: o corpo, o lar e o planeta, e isso é bem visível no conteúdo que cria. Nesse sentido, a natureza também acaba sendo uma grande inspiração para Maria.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Maria Virou Eco ♻️ (@mariaviroueco) em

Desafios

O principal desafio de ser uma influencer digital, para Maria, é a própria criação de conteúdo de qualidade, que seja relevante para o público e que, ao mesmo tempo, tenha o poder de inspirar e engajar quem o consome. “Tem conteúdo que eu demoro horas para produzir, e geralmente as pessoas não sabem que demora tanto”. 

E é nesse sentido que Maria vê a importância do influenciador digital, que tem o “poder de conseguir inspirar positivamente, dar um ar de esperança, mas também mostrar a realidade. Todo mundo tem dias difíceis e eu busco sempre não mostrar uma vida perfeita, pois precisamos melhorar as referências que temos no mundo”, conta.

Para saber mais sobre microinfluência e influência digital, acesse: @microinfluencia.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais