Cultura

Livro de fotografias autorais será lançado com 125 imagens que retratam cenas do cotidiano londrinense

por Londrinando 30.11.21

Nesta quarta-feira (1º), às 18h30, o fotógrafo londrinense Rei Santos lança o livro de fotografias autorais “Londrina Revelada: Entre o Documental e o Imaginário”. Realizado no Sesc Cadeião Cultural (R. Sergipe, 52) o evento de lançamento iniciará com sessão de autógrafos e venda de exemplares da obra, das 18h30 às 19h30.

Na sequência, das 19h30 às 20h30, haverá uma mesa-redonda com a participação do autor do livro; da presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Londrina (Compac), Vanda de Moraes; e do professor e coordenador do Instituto Câmara Clara, Edson Vieira. O debate abordará a importância da fotografia documental e artística, além de sua contribuição para a preservação da memória e seu papel na história patrimonial. Ambas as atividades estão alinhadas às normas sanitárias e de segurança, sendo que todos os lugares destinados à audiência, durante o bate-papo, já estão reservados.

Composta por 125 fotografias, tanto coloridas quanto em preto-e-branco, a obra inclui registros do acervo pessoal de Santos, produzidos entre 2006 e 2021. Além disso, conta com textos de Walter Ney, Paulo César Boni e Isaac Camargo. De acordo com o autor, suas imagens retratam cenas, personagens e paisagens do cotidiano londrinense, enfocando especialmente os detalhes que passam despercebidos no correr do dia a dia. “Gosto de mostrar tanto a parte arquitetônica da cidade quanto o fator humano, de maneira afetiva, cuidadosa e respeitosa. Meu olhar contempla personagens como músicos, vendedores ambulantes, artistas de rua, malabaristas. Procuro fazer uma espécie de crônica visual, que foge dos clichês e lugares-comuns, retratando o Calçadão e outros lugares como bairros afastados e distritos rurais”, disse.

Ainda segundo Santos, entre suas principais influências encontram-se fotógrafos como Henri Cartier-Bresson, Sebastião Salgado e Robert Doisneau. “Busco passar a minha mensagem de maneira leve e sutil, sem fazer uso de apelos estéticos. Meu objetivo é que as imagens sejam interpretadas de maneira aberta pelo leitor, de acordo com o seu repertório pessoal”, frisou.

A presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Londrina (Compac), Vanda de Moraes, destacou a qualidade do trabalho fotográfico realizado por Santos, que contribui para registrar a história da cidade.

“Londrina tem a sorte de contar, historicamente, com grandes fotógrafos que nos legaram seu olhar sobre a cidade. O acervo do Museu Histórico inclui nomes como Hans Kopp, José Juliani, Carlos Staenders, Yutaka Yassunaka, Oswaldo Leite e Haruo Ohara, só para citar alguns. E, na nova geração, um dos destaques é Rei Santos, com seu olhar apurado e poético, revelando momentos únicos da cidade e seu povo em permanente construção”, salientou.

Sobre o autor – Natural de Londrina, Rei Santos iniciou suas atividades fotográficas em 2006, quando cursava educação artística na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como fotojornalista freelancer, colaborou com veículos da imprensa local e atua na cobertura de eventos corporativos, esportivos e sociais, além de ser especializado em fotografia de palco.

Serviço – Uma versão reduzida do livro “Londrina Revelada: Entre o Documental e o Imaginário” será disponibilizada gratuitamente, de forma virtual, no site da Secretaria Municipal de Cultura, após o lançamento da obra.

Já o livro físico está sendo comercializado com preço promocional de R$ 60 até amanhã (1º). Posteriormente, poderá ser adquirido por R$ 80.  Os interessados em adquirir um exemplar poderão entrar em contato com Rei Santos pelo número de WhatsApp (43) 99138-2034.

 

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Londrina

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais