Fundada em 1934, Londrina certamente tem muita história para contar. E tem muita história nessa trajetória de 85 anos que a própria população da cidade desconhece. Por isso, e para fazer vocês se sentirem mais íntimos da nossa querida região, selecionamos alguns acontecimentos e curiosidades sobre o município que não são tão divulgados assim. Confira e conta pra gente se você já sabia de algum deles:

Terras londrinenses eram sorteadas em jornal paulista

O jornal Correio Paulistano publicou, na edição de 19 de maio de 1935, uma campanha promocional que sorteava brindes no valor de cem contos de réis aos assinantes do informativo. Um desses prêmios era uma gleba de 30 alqueires de terras na Fazenda Floresta, aqui em Londrina. O valor dos 30 alqueires era 15 mil réis. Isso aconteceu antes da inauguração da estrada de ferro que ligava a nossa região a outras cidades. À época, os 15 mil réis equivaliam a quatro geladeiras ou a cinco rádio-vitrolas.

Fonte: Doc.Londrina

Sessão de cinema exclusiva para as prostitutas da cidade

O Cine Teatro Municipal funcionou de 1940 a 1955 na Avenida Rio de Janeiro. Por um tempo, na década de 50, a sessão das 18h do cinema era destinada às prostitutas da cidade. Isso acontecia uma vez por semana e a maioria da população londrinense da época não sabia dessa "sessão extra". Como as prostitutas eram proibidas de entrar em sessões "normais", uma das mais notórias damas da noite da época conseguiu negociar essa sessão para elas.

Interior do Cine Teatro Municipal (Cinema de Londrina)

Fonte: artigo "A cidade e o cinema", publicado na revista Comunicação:Veredas (2004)  

Londrina já foi destaque na revista Life

O jornalista da revista Life Frank White veio a Londrina em 1950 nos tempos áureos do café. A matéria era sobre o negócio das terras no norte do Paraná, já que compradores do mundo inteiro vinham até a cidade atrás das terras férteis da região com a alta do preço do café.

Fonte: Doc.Londrina

Londrina já teve o reitor mais jovem do país

Genro do ex-governador Ney Braga, o médico Oscar Alves foi o reitor mais jovem do Brasil em 1975 ao assumir a cadeira de reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ele tinha 38 anos à época e causou desconforto na comunidade acadêmica.

Fonte: edição 16 do jornal Ex

Líder da máfia japonesa já morou aqui

O Yamaguchi-gumo é o maior clã da máfia japonesa. A organização foi criada em 1915 e, em 2007, contava com cerca de 40 mil membros. Um dos líderes dessa organização morou em Londrina no ano de 1994, mais especificamente no bairro Bela Suíça. Segundo o livro O Século do Crime, dos jornalistas Cláudio Tognolli e José Arbex, o líder se chamava Hitoshi Tanabe e a intenção dele era criar um centro de treinamento de futebol para servir de fachada ao serviço de transporte e comércio de cocaína.

Fonte: O Século do Crime

Londrina quase recebeu a visita de um futuro rei da Inglaterra

A colonização do norte do Paraná chamou a atenção da família real britânica. Em 1931, o então Príncipe de Gales e futuro rei Eduardo VIII e seu irmão (e também futuro rei) Jorge VI (tio e pai da atual rainha, Elizabeth II, respectivamente) visitaram o Brasil e passaram pela região de Londrina. Depois de serem recebidos pelo presidente Getúlio Vargas no Rio de Janeiro, eles foram a Ourinhos (SP), onde pegaram um trem até Cambará (PR). Os planos eram visitar Londrina no dia seguinte, mas os príncipes se sentiram indispostos depois de uma noite de poker e whiskey no Norte Pioneiro.

Fonte: Doc.Londrina

Você tem alguma história pitoresca e desconhecida sobre Londrina para contar? 

Foto de capa: Carlos Ribeiro

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais