Começou nesta segunda-feira (10) a Campanha de Vacinação contra o Sarampo em Londrina. Voltada ao público na faixa etária de 5 a 59 anos, as doses da vacina estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), tanto da área urbana como rural. 

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde do Município, Sônia Fernandes, os jovens com idade de 20 a 29 anos devem receber a vacina em dose adicional, mesmo que sua carteira de vacinação esteja completa. A estimativa é que 91 mil pessoas estejam nesta faixa etária, em Londrina. “Essa dose extra se deve ao fato de que a maioria dos casos de sarampo registrados no Paraná são em pacientes desta faixa etária”, detalhou.

A população de 5 a 19 anos tem como orientação a aplicação de duas doses da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. Caso o esquema já esteja completo, não será necessário aplicar nova dose. A mesma situação será aplicada às pessoas com 30 a 59 anos, cujo esquema vacinal prevê uma dose para a vida toda.

Dado

Após vinte anos sem registro da doença em Londrina, no segundo semestre do ano passado foram confirmados oito casos de sarampo, e atualmente um caso suspeito está sob investigação. No Paraná, a Secretaria Estadual de Saúde (SESA) divulgou mais 23 casos positivos, totalizando 831 casos de sarampo desde 2019, enquanto outros 1.653 permanecem em investigação.

Sintomas

O sarampo é uma infecção transmitida por vírus, transmitido através dos fluidos liberados pelo espirro, tosse, respiração ou fala. Como as micropartículas virais ficam suspensas no ar, a doença possui um alto nível de contágio.

Dentre os sintomas mais comuns, o paciente com sarampo apresenta febre alta, tosse, coriza e conjuntivite. Um indício muito característico da doença são manchas avermelhadas na pele, que geralmente aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo. Também podem ocorrer outros sintomas como dor de cabeça, indisposição e diarreia.

O paciente que tiver a doença é mantido em isolamento, para impedir o contágio das pessoas próximas, que também ficam em observação. No tratamento, é feito o controle dos sintomas para impedir as complicações que o sarampo pode causar, como meningite, pneumonia, entre outras doenças graves e que podem levar ao óbito.

Como contraindicação, a vacina tríplice viral não pode ser aplicada em gestantes ou pessoas com doenças imunodepressoras.

Com informações de assessoria de imprensa

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais