Bem-estar

Confira as medidas restritivas tomadas para proteger Londrina do coronavírus

por Mariana Paschoal 17.03.20

Sem casos confirmados, Londrina já sai na frente para achatar a curva de contaminação pelo coronavírus e toma algumas medidas restritivas que podem impedir a doença de se espalhar. O objetivo é proteger a cidade contra a contaminação rápida, que pode superlotar o sistema público e privado de saúde. Confira quais são elas:

ExpoLondrina

A ExpoLondrina 2020, que seria realizada entre os dias 9 e 19 de abril, foi suspensa até segunda ordem. Uma equipe técnica da Prefeitura fará uma avaliação contínua da situação para escolher um momento adequado em que o evento poderá ser realizado.

Educação

As aulas em toda a rede municipal de ensino serão suspensas a partir do dia 23 de março (segunda-feira). A Prefeitura ainda recomenda que a rede privada de ensino siga o mesmo calendário. 

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) também suspendeu as atividades acadêmicas a partir terça-feira (17) até o dia 12 de abril. 

Saúde

Visitas a ambientes hospitalares estão restritas. Apenas pacientes que não tenham acompanhante podem receber visitas e elas devem ter apenas 15 minutos. Consultas eletivas dos ambulatórios também foram restritas pela Prefeitura.

A partir de sábado (21), não serão agendadas mais cirurgias eletivas, que estão suspensas a partir desta data. 

Grupos e atividades de idosos também estão suspensos já a partir desta semana. Visitas em asilos só poderão ser feitas uma vez por semana por um cuidador que precise levar os objetos pessoais do idoso.

Lazer

A Prefeitura estipulou uma restrição de pelo menos 50% do público em bares, restaurantes e lanchonetes. Nos próximos dias, a decisão será regulamentada por decreto e a equipe da Prefeitura fará a fiscalização. 

Cinemas, teatro, eventos e apresentações musicais ou culturais em espaços fechados como boates, ou que mobilizem grandes concentrações de público também não devem ser realizados. O Cine Com-Tour, da UEL, já suspendeu as atividades por tempo indeterminado.  

A Funcart, que administra a Escola Municipal de Dança e de Teatro e o Ballet de Londrina, suspendeu as atividades e a agenda por 15 dias a partir desta quinta-feira (17).

Transporte coletivo

Por enquanto, o transporte coletivo de Londrina funcionará normalmente. No entanto, a Prefeitura orienta a CMTU e as concessionárias de ônibus para que haja a higienização dos veículos sempre que eles chegarem aos terminais.

Religião

Cultos religiosos e missas devem ser suspensos.

Autoisolamento

Outra recomendação da Prefeitura é em relação às pessoas que chegam a Londrina do exterior: elas devem permanecer em suas residências por um período de sete dias, caso esteja sem sintomas da doença. Se estiver apresentando sintomas, a recomendação de isolamento cresce para 15 dias. 

E vale sempre lembrar: em tempos de pandemia, saia de casa apenas quando for necessário. Dessa maneira, conseguimos conter a propagação do vírus e poderemos ficar tranquilos mais rápido.

Com informações de Prefeitura de Londrina

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais