Lugares

Londrina fica acima da meta em Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

por Mariana Paschoal 15.09.20

A Secretaria Municipal de Educação manteve a média de 2017 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Os dados são referentes a 2019, e foram publicados nesta terça-feira (15), pelo Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). 

A meta projetada para o município pelo governo federal era de 6,4. Esse resultado repete o resultado de 2017 e é o maior já registrado pela rede municipal desde a criação do índice em 2005. O número supera a média do estado para séries iniciais do ensino fundamental, que para 2019 é 5,7. O resultado nacional é de 5,9 e o do Paraná, 6,5. Em Londrina, a unidade com melhor resultado  foi a Escola Municipal Melvin Jones, localizada na Rua Afonso Pena, 91 - Jd. Hedi, que atingiu a marca de 8,5.

O IDEB calcula, em um mesmo indicador, o resultado do fluxo escolar e o desempenho dos alunos em português e matemática, mensurados por meio da Prova Brasil. Quanto maior índice, que vai de zero a dez, maior a taxa de aprovação e a média de aprendizado. A cada dois anos os estudantes do 5° ano são avaliados em Leitura e Matemática.

Em 2019 participaram da avaliação no Brasil 15 milhões de alunos, de 109 mil escolas. O último índice do município, em 2017, foi de 6,8. Em 2015 o IDEBera 6,5.  

"O resultado conquistado pela rede municipal de ensino é motivo de comemoração. Estamos muito contentes com o Ideb no nosso município, especialmente porque conhecemos todas as dificuldades existentes, bem como os problemas enfrentados pelas escolas. Estamos muito satisfeitos com o crescimento de cada unidade, mais até que o resultado final do Município", afirma a secretária de Educação,  Maria Tereza Paschoal de Moraes. 

Das 87 unidades, 52 aumentaram ou mantiveram seu índice, em comparação com o último IDEB. O principal aumento foi registrado na Escola Municipal  Francisco Aquino Toledo, localizada no distrito de São Luiz, que subiu de 6,2 para 7,2.

Com informações e fotos de Prefeitura de Londrina

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais