Cultura

Londrina se classifica para semifinal em Prêmio Nacional de Inovação

por Londrinando 26.01.22

O Ecossistema de Inovação de Londrina se classificou para a etapa de entrevistas do Prêmio Nacional de Inovação (PNI), realizado anualmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A etapa de entrevistas é a terceira e penúltima da premiação, com realização, por videochamada, entre 22 de janeiro e 11 de fevereiro.

A etapa final será no dia 16 ou 17 de fevereiro, com uma segunda banca de juízes (a primeira foi na segunda etapa), composta por líderes das instituições realizadoras, parceiras e apoiadoras do prêmio. Londrina concorre na categoria de Ecossistema de Inovação em Desenvolvimento, a qual enquadra os ecossistemas em estruturação e em fase de integração entre os ambientes de inovação.

A primeira etapa contou com 63 participantes inscritos de todo o país. Na atual, são 17 concorrentes, ultrapassando a previsão de 15, já que houveram dois empates na etapa anterior. Destes ecossistemas, oito são do Paraná.

Para o secretário municipal de Governo, Alex Canziani, Londrina vem, nos últimos anos, tendo um avanço considerável no ecossistema de inovação. Sobre o sucesso do ecossistema de inovação de Londrina, o secretário citou alguns fatores favoráveis à cidade. “Contribuem o fato do município ter um hub de inteligência artificial, um planejamento estratégico, 10 verticais de governança, um trabalho constante reunindo eventos na área de inovação e pela quantidade de profissionais na área de cursos de tecnologia na cidade”, informou Canziani.

O gerente regional do Sebrae/PR, Fabrício Pires Bianchi, afirmou que a participação na premiação é um divisor de águas para o município. Para ele, é uma oportunidade de o município adquirir maior visibilidade. “Acredito que a principal vantagem é ter acesso a ecossistemas que muitas vezes não aparecem no cenário nacional e internacional, onde acabam ficando apenas grandes centros. Nesse caso, abre a oportunidade de evidenciar ecossistemas de inovação que estão em ótimo desenvolvimento e com excelentes resultados e, às vezes, são desconhecidos”, opinou.

O que é um Ecossistema de Inovação 

O consultor do Sebrae/PR, Heverson Feliciano, explicou que um ecossistema de inovação pode ser comparado a um ecossistema biológico, o qual pode ser entendido, resumidamente, como um conjunto complexo de relacionamentos entre recursos vivos, hábitats e habitantes de uma área cuja funcionalidade é manter um estado de equilíbrio sustentado. Um ecossistema de inovação se caracteriza por um conjunto de relações complexas que se formam entre os atores ou entidades que estão envolvidos para viabilizar o desenvolvimento tecnológico e a inovação. Desta forma, pode-se entender que os diversos ecossistemas são vistos como resultado das relações de interações entre seus atores, tendo cada ator o seu próprio papel.

Instituto do Ecossistema de Inovação de Londrina é uma empresa jurídica criada para promover a integração dos ativos de inovação de Londrina. Seu objetivo é promover articulações entre diferentes atores que enxergam a inovação como força motriz para o desenvolvimento social e econômico do município.

Participam da organização social diversas entidades, além de 10 verticais com a função de realizar a governança de algum setor do ecossistema. As governanças são do agronegócio; da tecnologia da informação e comunicação; do comércio; da construção civil; do setor químico e de materiais; do setor eletrometalmetanico; do audiovisual; do setor de turismo; da saúde e da inovação em educação.

 

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Londrina.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais