Diversidade

5ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo (6)

por Londrinando 04.11.22

Neste domingo (6), a partir das 12h, será realizada, a 5ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina, com a temática “Democracia e outros espaços – onde todes podemos e devemos estar”. Este ano, o evento – promovido e organizado pelo Movimento Construção – tem como objetivo principal refletir sobre a soberania, a importância e a força das pessoas LGBTQI+ em busca de um mundo com equidade de direitos e de respeito à uma sociedade democrática. Diferente das últimas edições, a Parada será no Centro Social Urbano (CSU) da Vila Portuguesa, popularmente conhecido como Buracão, na rua Atílio Scudeler, 283, próximo ao Centro.

A Parada Cultural LGBTQI+ recebe o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Segundo o coordenador do Programa Fábrica – Rede Popular de Cultura, Valdir Grandini, a SMC se orgulha em apoiar e ter a Parada no calendário de eventos culturais da cidade. “É importante garantir às pessoas o direito de serem elas mesmas e de poderem expressar as suas características com liberdade. Isto é um direito consagrado e respeitado internacionalmente pelos governos, pela UNESCO e aqui em Londrina não poderia ser diferente. Eventos como a Parada são importantes pois fazem com que a sociedade em geral reflita a respeito de seus preconceitos, levando questionamentos fundamentais para a construção de um mundo melhor, porque é importante a democracia ser real, ser concreta e expressiva. É importante a democracia ser cultural”, ressaltou Grandini.

De acordo com uma das organizadoras do evento, Mariana Valle, o tema escolhido para este ano é um convite à reflexão sobre o período eleitoral do Brasil. “Apesar de as eleições já terem sido realizadas, é sempre importante pensarmos sobre os rumos da democracia e dos espaços democráticos que temos tido acesso na sociedade, não só espaços sociais, mas também espaços políticos. Então, a Parada vem com o objetivo de refletir qual tem sido a nossa participação ativa nesses espaços, lutando para que em todos os espaços seja possível ter voz e ser voz, exigindo o respeito pela cidadania e buscando ocupar os espaços públicos da cidade de forma criativa, consciente e pacífica”, disse a organizadora.

Com programação até às 19h, o evento prevê apresentações de artistas londrinenses como o cantor Dan Murata; as rappers Cleópatra, Ariel Trippy, Kachorrona e Venezian;  os grupos Maracajá, The Legends e da cantora Karen Almeida. Terá também a exibição da polidancer Fernanda Fuji, juntamente com os DJs Luciana Telles, Jô Moreno, Brooke Woss e Zé Lemes, além de performances das drag queens Izadorah Haas, Priscilla Chandonn, Helga Haggen-Dazs e Gangrena. O casting de artistas deste ano também contará com a apresentação de dança do projeto sociocultural e voluntário da cidade de Ourinhos (SP), “Arte sem Censura”.

Além das apresentações artísticas, nesta edição o evento conta com a parceria da “Feira Okupa”, que terá mais de 30 expositores participando do evento fomentando a economia criativa da cidade de Londrina. Para mais informações, acesse as redes sociais da Parada LGBTI+ de Londrina: Instagram @paradalgbtlondrina; Twitter @ParadaLGBTLdna e no site www.paradalgbtlondrina.com.br.

Realizada desde 2017, a Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina é organizada pelo Movimento Construção, formado pelos integrantes Mariana Valle, Jessika Muniz, Poliana Santos, Gabriel Antunes, Guilherme Lupin e Mark Sales. Também conta com o apoio da Prefeitura de Londrina, por meio do Gabinete, secretarias municipais do Ambiente e Saúde, Guarda Municipal, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).

Texto: Ana Almeida, sob a supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais