Lugares

Projeto de revitalização pretende transformar anfiteatro do Zerão em galeria de arte

por Mariana Paschoal 12.09.19

O anfiteatro do Zerão é um dos maiores espaços culturais de Londrina. Ele tem capacidade para quase 10 mil pessoas e, mesmo assim, é subutilizado. Para o produtor de eventos, Victor Henrique de Santana, “o anfiteatro está depredado e acaba sendo abandonado pela população”. E foi para dar uma nova funcionalidade ao espaço, para incentivar a arte na cidade e para levar mais pessoas a ambientes públicos como o Zerão que Santana idealizou o projeto RevitalizARTE.

Depois que o RevitalizARTE for colocado em prática, o anfiteatro do Zerão vai se transformar em uma galeria de arte. “Mas ao invés de entrarmos em um ambiente fechado, onde as obras são expostas em telas, as obras no Zerão serão feitas na própria estrutura do palco. Vai ser uma tela de 430m², ou seja, uma oportunidade única para os artistas exporem suas obras e trabalhos”, esclarece Santana.

Dois exemplos internacionais serviram de inspiração para o projeto de Santana: o do bairro de Wynwood Walls, em Miami, e da comunidade de Palmitas, próxima à Cidade do México. “Nesses dois casos, o governo de cada local realizou pinturas artísticas em espaços públicos que agregaram valor ao local e fizeram com que a população respeitasse e frequentasse mais o ambiente” explica o idealizador. Logo, o projeto londrinense propõe que o anfiteatro do Zerão funcione realmente como uma exposição de arte. “A proposta é transformar a estrutura do anfiteatro em uma galeria artística, como uma tela para que os artistas possam expor suas obras e serem vista por toda a população”, esclarece. "Também faremos a revitalização de todo o espaço. Serão feitos reparos nos bancos, instalação de corrimãos, reparos nas rampas de acesso, instalações eletricas e hidráulicas", continua.

Como ter a obra exposta no novo anfiteatro

As obras serão expostas por um período de dez meses. Ao longo desse período, serão realizadas atividades quinzenais no anfiteatro para incentivar ainda mais as pessoas a visitarem o espaço. As apresentações vão incluir shows musicais, peças de teatro, dança, espetáculos circenses… A cada ano era uma obra diferente no anfiteatro e uma programação cultural recheada.

Os artistas que desejam expor as obras no anfiteatro e fazer parte da programação cultural anual do novo espaço podem entrar em contato com o Victor pelo e-mail [email protected] e apresentar o trabalho.

Como ajudar a execução do RevitalizARTE

O projeto é realizado pela Lei de Incentivo à Cultura e através de empresas apoiadoras. O idealizador da revitalização afirma que 20% do valor total da reforma já está garantido. “As empresas que desejam patrocinar o projeto terão, como contrapartida, um espaço de divulgação da marca durante os eventos e durante todo o período da exposição”, reitera. Empresas interessadas em participar também podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Ainda não há uma data exata para o início das obras porque a execução depende da captação de recursos, mas Santana acredita, de acordo com o interesse demonstrado, que a inauguração possa ocorrer até o fim do ano.

Imagens: Marcos Davi Fernandes

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais