Cultura

Instrumentista conceituado nacionalmente dá oficinas de gaita a crianças da rede pública de ensino de Londrina

por Mariana Paschoal 04.11.19

Estudantes da Rede Pública Municipal de Londrina vão ter a chance de aprender a tocar gaita, gratuitamente, graças ao Projeto “Vamos Cirandar”, que tem por objetivo ensinar arte e despertar nos alunos o interesse pela música. As oficinas de iniciação musical através de harmônica de boca (gaita) vão de segunda-feira (4) a quinta-feira (7), beneficiando centenas de estudantes de dez escolas municipais da cidade.

“Através da gaita, instrumento de forte apelo diante das crianças, desenvolvemos uma metodologia única e através de um repertório presente em nosso cotidiano, ensinamos as regras básicas da teoria musical, desenvolvendo o raciocínio cognitivo e intuitivo dos alunos. Além, claro, de proporcionar momentos de convivência dedicados ao fazer arte”, explica Irina Ratcheva, coordenadora do projeto e também pianista e produtora cultural na cidade.

As escolas municipais que serão atendidas nesta primeira etapa pela iniciativa são: Eugênio Brugin, Moacyr Camargo Martins, Osvaldo Cruz, Maestro Andrea Nuzzi, Ruth Lemos, Leônidas Sobrino Porto, Geni Ferreira,  Arthur Thomas, além de uma oficina para o público em geral na Casa da Criança. 

“A oficina de gaita trata o processo de musicalização infantil com um método original, que engloba a prática do instrumento, envolvendo a criação individual e coletiva. Durante as oficinas, serão oferecidas uma gaita diatônica e material didático”, conta Irina Ratcheva, que também é a responsável pela execução do projeto.

Sobre o instrumentista José Staneck

As oficinas serão comandadas por José Staneck, um dos mais conceituados instrumentistas de gaita do país, dono de um estilo que mescla elementos da MPB, do jazz e da música de concerto. Atua com diferentes formações camerísticas, sendo que já foi solista de diversas orquestras sinfônicas brasileiras e internacionais.

 

Como diretor da Musiarte, Curso Integrado de Música, do Rio de Janeiro, durante 15 anos, José Staneck desenvolveu importante trabalho na área do ensino e atualmente realiza um projeto de inclusão cultural, atendendo comunidades carentes. O projeto  ministrado por José Staneck  já foi realizado em diversas localidades e oportunidades, tendo alcançado um público de aproximadamente 3.500 mil estudantes.

Projeto Vamos Cirandar – Oficinas de Gaita
Escolas, dias e horários
E.M. Eugênio Brugin: 04 e 06/11 - 14h
E.M. Moacyr Camargo Martins: 04 e 06/11 – 10h30
E.M. Osvaldo Cruz: 04 e 06/11 – 14h  
E.M. Maestro Andrea Nuzzi: 05/11 – 10h30 e 14h
E.M. Ruth Lemos: 05/11 – 8h e 16h
E.M. Leonidas Sobrino Porto: 07/11 – 8h e 14h
Escola Municipal Geni Ferreira: 07/11 – 8h
Casa da Criança: 07/11 – 10h30 e 16h (alunos da E.M. Arthur Thomas e público em geral)

Fotos e informações: assessoria de imprensa

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais