Bem-estar

Dicas do que fazer para se divertir em tempos de quarentena, isolamento e distanciamento social

por Mariana Paschoal 16.03.20

Cancelar eventos, evitar contato físico com outras pessoas e fechar estabelecimentos em tempos de pandemia são algumas das recomendações para diminuir os casos de coronavírus no mundo, que vive uma pandemia. Evitar aglomerações é também a melhor maneira de tratar as pessoas já infectadas e evitar que elas contaminem ainda mais pessoas. Essas ações, que já são tomadas por governos e empresas do mundo todo, ajudam a "achatar a curva" de crescimento da doença. Mas como fazer isso?

Carl Bergstrom e Esther Kim/CC BY 2.0

O que é uma pandemia?

Antes de tudo, vamos explicar o que é uma pandemia: as pandemias são maiores que as epidemias, geralmente de natureza global e afetando pessoas por todo o planeta. Para evitar que o quadro pandêmico piore, uma das medidas tomadas pelos governos dos países com casos de doenças como o coronavírus é a quarentena:

Quarentena: as quarentenas são usadas para impedir a propagação de doenças contagiosas. As quarentenas são o isolamento de pessoas ou grupos que não apresentam sintomas, mas foram expostos à doença. Uma quarentena mantém essas pessoas afastadas das outras para que eles não infectem ninguém sem saber.

Qual é a diferença entre isolamento e quarentena?

O isolamento tem o mesmo objetivo que a quarentena. No entanto, ela é imposta às pessoas que já estão doentes. Ela serve para manter as pessoas doentes longe das pessoas saudáveis para evitar que a doença se espalhe.

Outras maneiras de evitar a propagação do vírus 

Distanciamento social: como a própria expressão entrega, o distanciamento social é evitar contato físico com outras pessoas, principalmente multidões, quando não se está doente. Se você precisa manter contato físico com outras pessoas, é recomendado que se matenha uma distância de um a dois metros sempre que possível. Shoppings, cinemas e estádios devem ser evitados até o fim da pandemia. Empresas com muitos funcionários, se possível, podem adotar o esquema de home office até que a pandemia seja controlada. Afinal, quanto menos pessoas estiverem expostas à possibilidade de contrais o vírus, menos são as chances da doença de espalhar.

Agora que já passamos as informações sobre como evitar ou retardar a transmissão do coronavírus, vamos dar algumas sugestões sobre o que fazer enquanto você estiver evitando situações e eventos sociais:

Invista no webnamoro

Sabe a galera que riu do seu webnamoro? Bem... O jogo virou. Agora é a hora de investir no namoro virtual. Aproveita para marcar o amado ou a amada em memes, atualizá-lo sobre o coronavírus, mandar o famoso nude...

Pague o pay-per-view do Big Brother para saber do que a internet está falando

A internet do Brasil só fala de duas coisas: coronavírus e Big Brother Brasil. Se você está desatualizado nos memes e conversas sobre o reality show, aproveite que vai ficar mais tempo em casa para acompanhar as tretas da televisão brasileira.

Tente montar aquele quebra-cabeças que está guardado no armário

Sabe aquele quebra-cabeças que você comprou, mas nunca teve coragem de começar a montar? Aproveita que você vai passar mais tempo em casa agora para tirar as pecinhas da caixa e começar a diversão! 

Monte playlists para cada momento/humor

Monte playlists para tomar banho, para limpar a casa, para lavar a louça, para quando você se sentir triste, feliz... Ou até mesmo uma playlist para sobreviver ao medo do coronavírus.

Atualize o currículo

É sempre bom manter o currículo atualizado, mesmo quando não se está procurando emprego. Vai que você precisa. 

Atualize suas leituras

Faz quanto tempo que você não termina um livro? Em tempos de redes sociais, ficou mais difícil encontrar alguém que mantenha um bom hábito de leitura. Que tal deixar o celular um pouquinho de lado e aproveitar que você tem mais tempo em casa por causa da pandemia para tirar a poeira da sua estante de livros? Inclusive, confira a matéria que fizemos estratégias para ler mais e melhor.

Ligue para alguém que você não conversa há muito tempo

Sabe aquele sábado que você vai deixar de ir para a balada e conversar com um monte de gente desconhecida? Aproveite para ficar em casa e conversar com gente que você já conhece, mas não fala há muito tempo.

Abra seus álbuns de fotos antigos

Ao invés de tomar uma cerveja no bar depois do trabalho, vá para casa e reviva as memórias que estão guardadas em seus álbuns de fotos. 

Maratone suas séries preferidas

Evitar contato humano é uma ótima oportunidade para se divertir sozinho enquanto maratona a série que você ama. 

Visite países pelo Google Street View

As fronteiras estão sendo fechadas, mas o Google Street View tá aí para conhecermos lugares novos sem sair de casa. 

Visite museus online

Algumas cidades já fecharam todo o equipamento cultural para evitar aglomerações, mas alguns museus espalhados pelo mundo disponibilizam visitas virtuais para quem quer conhecer o acervo. 

Aprenda uma língua nova em um curso online

Vários aplicativos, como o Babbel e o Duolingo, oferecem cursos online de línguas estrangeiras que podem ser feitos pelo próprio app. Aproveite os tempos da quarentena para aprender novos idiomas com eles. 

Ouça as bandas que você não conhece daquele festival que foi adiado

Você já tinha comprado seu ingresso para o Lollapalooza e agora vai ter que esperar o fim do ano para ir ao festival? Aproveita esse tempo para conhecer as bandas do line-up que você ainda conhece.

Os introvertidos já tinham nos avisado: dá para se divertir sem sair de casa!

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais