Bem-estar

Prefeitura suspende obras e indústrias em Londrina: confira as novas medidas de combate ao coronavírus

por Mariana Paschoal 26.03.20

Na semana passada, a Prefeitura de Londrina decretou situação de emergência no município com o objetivo de combater o rápido contágio do coronavírus na cidade. Através do Decreto nº 346 de 19 de março de 2020, foram suspendidos e fechados serviços e estabelecimentos. Confira aqui quais foram. Na última terça-feira (24), o prefeito Marcelo Belinati anunciou novas medidas e estratégias de combate e prevenção ao novo vírus, ampliando a quarentena e o isolamento social da população.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por ACIL Londrina (@acillondrina) em

O Decreto nº 361 estabelece que todas as obras em andamento na cidade, viárias e de construção, sejam públicas ou privadas, estarão suspensas a partir desta semana. E também determina o fechamento temporário das indústrias locais, exceto aquelas que produzem bens de consumo e produtos de necessidades básicas.

As obras de recape asfáltico, duplicação viária, viadutos, revitalização de pistas, recuperação de praças, e todas dessa natureza, realizadas pela Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), já foram paralisadas. Assim, os prazos de execução dos contratos de obras de engenharia firmados com o Município ficam suspensos. E as empresas terceirizadas e particulares devem cumprir a determinação até sábado (28), podendo antecipar a suspensão das atividades, caso consigam adequar seus cronogramas.

Ficou determinada a suspensão dos trabalhos em indústrias locais, exceto daquelas que fornecem ou produzem itens de gêneros alimentícios, limpeza, higiene, relacionados à saúde, ou materiais como máscaras, roupas e materiais médicos, entre outros. O fechamento das indústrias deverá ocorrer um dia após o início da vigência.

Já estabelecimentos como postos de gasolina, padarias, conveniências, farmácias e supermercados, continuam autorizados a operar, mas deverão retirar de seus ambientes mesas, cadeiras e quaisquer outros pontos e objetos para a permanência de pessoas sentadas, ou que não estejam circulando com a finalidade exclusiva de comprar aquilo que precisam. A recomendação é, também, para que não seja permitida a presença de crianças nesses locais.

Comitês

Também ficaram oficialmente instituídos o Comitê Operacional de Enfrentamento de Situação de Emergência do Município de Londrina, responsável por estabelecer, coordenar e implantar medidas preventivas e de combate ao coronavírus. Dentro do grupo principal, serão cinco comitês: de Suprimentos, Fiscalização, Normatização, Saúde, Social e Voluntariado.

Sercomtel Iluminação

Seguindo as determinações anunciadas pelo prefeito Marcelo Belinati, a Sercomtel Iluminação também suspenderá, temporariamente, o cronograma das obras de implantação de LED a partir de sábado (28). A empresa, que já havia implantado 17 mil luminárias LED desde fevereiro do ano passado, vai continuar prestando serviços de manutenção normalmente, para garantir a qualidade do parque de iluminação pública da cidade (ruas, avenidas e praças), que tem 65 mil pontos, incluindo distritos rurais.

Com informações e fotos de Prefeitura de Londrina 

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais