Projetos Sociais

Instituição busca recursos para atender famílias que não têm chuveiro em casa em bairro da Zona Norte

por Mariana Paschoal 12.11.19

A história do bairro São Jorge, na Zona Norte de Londrina, começou em 1997, quando 50 famílias ocuparam um fundo de vale no Jardim José Giordano em busca de moradia digna. A área precisou ser desocupada pouco tempo depois e 30 daquelas famílias ocuparam outro lugar na região. Foi aí que surgiu o Assentamento São Jorge que hoje já tem o status de bairro. O bairro é uma região muito carente de Londrina e existe uma instituição lá que tem o objetivo de trazer mais conforto à vida dos moradores: o Centro Espírita Auta de Souza (CEAS). Famílias moradoras do assentamento São Jorge são os principais frequentadores do Centro, que atende cerca de 100 delas. “Por morarem em um assentamento, as crianças que frequentam o espaço estão sempre bem sujinhas de terra, pois a maioria não tem chuveiro em casa”, conta Raysa Marques, que faz parte do CEAS.

“Aos sábados e domingos, que é quando acontecem nossas atividades no Centro, temos uma equipe que dá banho nas crianças”, afirma. Nesse momento, a equipe do CEAS faz uma relação de nomes e de prioridade para o banho. A criança escolhe a própria roupa. “Uma trabalhadora dá banho nas meninas e um trabalhador dá banho nos meninos”, explica. 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Centro Espírita Auta de souza (@ceautadesouzalondrina) em

O problema é que o Centro tem apenas um chuveiro, que não é mais o suficiente para que se dê banho em todas as crianças atendidas (um total de 80 crianças cadastradas). Por isso, a equipe do CEAS montou um projeto de banheiro, onde serão construídos quatro duchas, três pias e um sanitário. Como os gastos são muito grandes para essa construção, o Centro criou algumas ações para a arrecadação de verba: bazar, rifa, teatro e a vaquinha online (para ajudar, clique aqui).

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Centro Espírita Auta de souza (@ceautadesouzalondrina) em

Sobre o Centro Espírita Auta de Souza (CEAS) 

O Centro Espírita Auta de Souza (CEAS) existe há mais de 15 anos e atua na comunidade carente São Jorge, assentamento na Zona Norte da cidade. Atualmente, a instituição atende mais de 100 famílias do bairro.

As principais atividades oferecidas às famílias são: café da manhã aos sábados, sopa aos domingos à tarde, palestras profissionalizantes, cuidados com a higiene, prevenção de doenças, geração de renda, empreendedorismo, métodos de controle de natalidade, oferecem cortes de cabelo, legumes, remédios, cestas básicas, assistência espiritual, entre outros.... Além disso, a instituição conta com 80 crianças cadastradas em atividades que fornecem banhos, roupas, sapatos, fraldas e remédios para piolho, brincadeiras, leituras, estudos de cuidados básicos de higiene e princípios e desenvolvimento de suas capacidades.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais