Você conhece os distritos de Londrina? Ou melhor: sabe exatamente o que consiste um distrito? Os distritos são unidades administrativos dos municípios. Leis municipais são responsáveis pela criação, desmembramento ou fusão dessas unidades que podem ser subdivididas em subdistritos, regiões administrativas, zonas ou outra denominação específica.

Bem... O município de Londrina possui oito distritos: Espírito Santo, Irerê, Guaravera, Lerroville, Maravilha, São Luiz, Paiquerê e Warta. Perto ou distante da sede de Londrina, cada um deles tem a sua peculiaridade, a sua história e as suas curiosidades. Vamos conhecer algumas delas?

Espírito Santo

Trip Advisor

O distrito de Espírito Santo foi criado em 1994 pela junção dos patrimônios Regina e Espírito Santo. Ele e é o mais próximo da sede, a 15 km de Londrina. Justamente por ser tão perto, Espírito Santo não foi delimitado pelo IBGE e não há dados populacionais sobre a região por causa da sobreposição de áreas. Por causa disso, a população desse distrito é computada com a população da sede.

Espírito Santo fica na zona oeste de Londrina. Para chegar lá, é só se dirigir em sentido ao Centro de Eventos da cidade e ir sempre reto. Uma das principais atrações do distrito são os restaurantes rurais como o Restaurante Norte Sul Rural e o Vó Tatau. E por falar em rural, mesmo sendo tão perto do centro, o distrito já tem uma carinha de campo. Árvores, pequenas chácaras, pouco movimento, estradas de terra... O local é uma ótima chance para dar um respiro no dia-a-dia sem precisar percorrer distâncias muito longas.

Como todo bom distrito, outro ponto importante de Espírito Santo é a igreja católica da região, a Capela Divino Espírito Santo (Rua São Pedro, 60). A construção de alvenaria foi levantada nos anos 50 para substituir a capela de madeira que existia antes.

Enfim... Turismo rural é o que não falta em Espírito Santo. Quem visitar o lugar ainda pode fazer uma parada no Pesque Pague Ishikawa (Estrada Alcides Turini), no Manége Refúgio Centro Equestre (aulas de equitação, salto e equoterapia - Rodovia Luiz Beraldi, 1250), no Pesque Pague Toca do Jacaré (Rodovia Celso Garcia Cid – Pr 445 – km 375), no Restaurante Rural Estância Patrial (Estrada Antonio Pieroli, 1800) e no Restaurante da Roça (Rodovia Luiz Beraldi s/n).

Irerê

 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Joel Rufino fotografia (@joelrufinofotografia) em

Imediatamente ao sul do distrito-sede está o mais antigo distrito de Londrina, Irerê. Ele fica a cerca de 25 km do centro da cidade. A região onde fica hoje o distrito de Irerê permaneceu como floresta virgem até meados da década de 40, quando abriram a mata até a Fazenda Imbauba (entre Irerê e Paiquerê). Segundo o primeiro morador da região, Alfredo Santini, que chegou ao distrito no fim de 1937, a área tinha muita madeira e caça em abundância na época. Em 1942 foi instalada na região a serraria Remo Ferrareze & Irmão, que ficava à margem direito do Ribeirão Marrecas. A serraria teve grande influência no desenvolvmento da região, gerando empregos e fornecendo madeiras para construção das casas do local.

E foi com essas atividades que o desenvolvimento do povoado, à época, chamado de Marrecas começou (isso porque o distrito foi construído onde funcionava a antiga Fazenda das Marrecas). O nome foi trocado por Irerê (que signifca Marreco) mais tarde porque já havia uma cidade com aquele nome no Paraná.

Guaravera

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Helton Danillo (@heltondanillo) em

O distrito de Guaravera também fica ao sul do distrito-sede, a 40 km dele em direção à cidade vizinha de Tamarana. Guaravera foi criado em 1955 e atualmente conta com quase quatro mil habitantes - o segundo mais populoso da cidade. Predominantemente rural, as principais culturas de Guaravera são a soja, o milho e o trigo. Mas se você acha que já ouviu o nome de Guaravera relacionado a outro tipo de alimento, está certo! É em Guaravera que fica a vinícola de mesmo nome e que produz vinho em escala industrial desde 1965. Atualmente a vinícola comercializa as marcas Gazzi, Guaravera, Mr. Thomas e Marialva.

O distrito também é conhecido por duas atrações turísticas rurais: a Estância Cachoeira (divisa com Tamarana) e o Castelo Eldorado.

Lerroville

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jessica Chanan (@jechanan) em

Em 1963 era criado o distrito de Lerroville, o mais distante da sede (49 km de Londrina) e o terceiro mais populoso (3.775 habitantes). Na década de 1970, era também o terceiro distrito mais populoso, no entanto, à época, ele perdia para a sede e para Tamarana (que ainda era distrito de Londrina) e tinha 12.185 habitantes. Os fatores determinantes para a taxa de urbanização mais elevada em relação aos outros distritos se justificava por causa do núcleo urbano se originar da estrada que ligava a região ao município de Tamarana e ao distrito de Paiquerê. 

Entre 1963 e 1964 foi intensificada a cultura cafeeira no distrito em decorrência do grande incêndio de 1963, que atingiu grande parte das matas do distrito, precipitando a decisão de muitos proprietários em explorar a terra desmatada. Diferente dos outros distritos, o cultivo do café foi preservado. Outras culturas desenvolvidas em Lerroville são as lavouras, pastagens, horticultura e granjas de frango.

Maravilha

A 26 km da sede está o distrito de Maravilha, criado em 1977. Maravilha é também o distrito menos populoso de Londrina, com 986 habitantes. Assim como grande parte das cidades do Norte do Paraná, a história do distrito de Maravilha está diretamente ligada à história do café na região.

Paiquerê

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Flávio Benedito Conceição (@flavioconceicaofotos) em

Entre Maravilha, Irerê e Lerroville está o distrito de Paiquerê, elevado a esta condição em 1964. Mas antes disso, a região de Paiquerê também foi muito próspera, recebendo inclusive um intensso movimento migratório por causa da fertilidade do solo. Como muita gente da sede do município se deslocou para lá na década de 40, dois proprietários de terra doaram a área onde hoje fica o distrito para ser loteada e foi a partir daí, mais especificamente em 1943, que a região começou a se desenvolver com o comércio, a construção de casas e a agricultura.

A economia do distrito de Paiquerê esteve inicialmente pautada em atividade agropecuária. Em 1952, foi iniciado o plantio de café. Atualmente esta cultura foi substituida pela soja. O distrito é ainda formado pelos Patrimônios de Guairacá e Bairro do Nogueira.

São Luiz

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Guto Rocha (@gutografia) em

O distrito de São Luiz foi um dos que mais sofreu com o êxodo rural: a população rural do local passou de 4.844 (1970) para 831 (2010). A população total atual do distrito é de 1.593 habitantes, mas nos tempos áureos do café, o índice populacional era alto em comparação a outras regiões e isso ajudou a impulsionar o desenvolvimento da região e do comércio local.

Apesar de ter sido elevado à condição de distrito somente em 1951, os primeiros moradores da região afirmavam que São Luiz é mais antigo que a própria cidade de Londrina, e contava com a presença de produtores rurais nas terras da região antes mesmo da chegada da Companhia de Terras Norte do Paraná a Londrina. Isso aconteceu porque a presença de espécies nativas naquelas terras, como o palmito, a figueira e a peróba, fazia com que a incidência de geadas fosse menor e isso atraiu produtores de café desde muito cedo, afinal, os primeiros cafezais de São Luiz cresciam sob a proteção dessa mata ainda verde.

Warta

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Thiago Medeiros (@thi_ross) em

É provável que a Warta seja um dos distritos mais conhecidos de Londrina. É lá que está uma das princcipais atrações turísticas e gastronômicas da cidade: o restaurante Strassberg. E assim como o restaurante, Warta tem muita influência dos alemães e países vizinhos, como a Polônia. Atualmente conta com 1.555, muitos deles com origem nesses países. É possível perceber essa influência até mesmo no cemitério do distrito: nomes poloneses e alemães nas lápides mais antigas que Londrina não faltam.

Isso aconteceu porque durante a colonização de Londrina, a Companhia de Terras Norte do Paraná reservou terras ao norte do município para serem colonizadas por poloneses e seus desecendentes. Se você observar no mapa, Warta é o único distrito ao norte da cidade. As terras foram amplamente divulgadas e muitos imigrantes, principalmente poloneses e tchecos do sul do país firmaram residência por aqui, afinal, Warta é considerada uma das melhores regiões de terra roxa do Brasil. Na década de 40, então, Warta (que significa "que tem valor" em polonês) virou uma verdadeira colônia europeia e se tornou distrito em 1953.

O turismo rural na Warta é predominantemente gastronômico. Além do Strassberg, também funcionam por lá o Rancho do Gaúcho, o Restaurante do Manduca (Rodovia Carlos Stras s/n) e a Vinícola Casa Müller (Estrada Velha Warta-Heimtal s/n). Outra opção de turismo rural no distrito é a Estância Ecológica Ferraz (Rodovia Celso Garcia Cid, km 155).

Tem alguém que mora em algum distrito por aqui? Conta pra gente as curiosidades daí!

Foto de capa: @lucianovarasquim

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais