Vários pontos turísticos, prédios importantes e monumentos fazem parte do dia-a-dia dos londrinenses. A Concha Acústica, o Centro Comercial, o Moringão... Eles são apenas alguns dos locais que estão presentes no nosso cotidiano e na nossa visão da cidade. Mas você já parou para se perguntar quando eles foram construídos e como era a cidade enquanto eram construídos? Aqui estão algumas fotos para te mostrar:

Ponte sobre o Rio Tibagi (1935)

Sabe aquela ponte enorme que a gente passa antes de chegar em Jataizinho? Ela já foi muito importante para a nossa região, pois ligava o norte do Paraná a São Paulo! A construção foi feita entre os anos de 1933 e 1935 e a linha pertencia à Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná. À época, Jatazinho se chamava Jatahy.

Foto: https://historiadelondrina.blogspot.com

Casas Pernambucanas (1937)

Você fazia ideia que as Lojas Pernambucanas da Avenida Paraná foi construída praticamente no ano em que a cidade foi fundada? Tá aí a foto de 1937 para provar! A "Casas Pernambucanas" foi um dos primeiros comércios da cidade e vendia tecidos.

Santa Casa (1942)

A Sociedade Beneficente Santa de Londrina, atual Irmandade da Santa Casa de Londrina, foi inaugurada em março de 1936. A Sociedade nasceu com o objetivo de construir um hospital para atender à demanda da época. O prédio atual, registrado na foto, foi aberto em 1944 e é considerado o primeiro grande hospital do município.

Estação Ferroviária, atual Museu Histórico de Londrina (1947)

O Museu Histórico de Londrina ocupa aquele pomposo prédio na Rua Benjamin Constant desde 1986, mas nem sempre foi assim. O local era, antes, a Estação Ferroviária de Londrina. O prédio foi, na verdade, a segunda sede da estação, inaugurada em 1950 depois que a primeira, de 1935, deixou de ser suficiente para o público.

Concha Acústica (década de 50)

A Concha Acústica foi inaugurada no Dia do Trabalhador de 1957. O monumento é utilizado até hoje principalmente para receber apresentações artísticas e eventos culturais.

Colégio Marista (1955)

A ordem religiosa dos Irmãos Maristas chegou em Londrina na metade da década de 50 com a proposta de começar um novo projeto educativo na cidade. Para isso, construíram o prédio do Colégio Marista, que mantém as características originais até os dias de hoje.

Edifício América, "Relojão" (1959)

O Edifício América foi inaugurado em 1960 e era símbolo da modernização da cidade na metade do século XX. A construção é conhecida principalmente por abrigar o "Relojão" da cidade. Inclusive, clique aqui para conferir a entrevista que fizemos com o responsável pela manutenção do relógio há mais de 50 anos.

Edifício Centro Comercial (1961)

Outro símbolo da efervescente urbanização de Londrina na década de 60 foi o complexo de edifícios Centro Comercial. As torres foram oficialmente inauguradas em 1963, mas as construções começaram em 1959. Ao todo são 225 apartamentos nas torres residenciais.

Moringão (1971)

O Ginásio de Esportes Professor Darcy Cortez, ou simplesmente "Moringão", é um ginásio poliesportivo inaugurado no começo da década de 70 para atender às demandas dos esportistas londrinenses da época. O local foi inaugurado em 1972 e até hoje é palco para apresentações musicais, formaturas, partidas esportivas, entre outros.

Calçadão (1977)

O Calçadão é, talvez, um dos pontos mais visitados da cidade. A importante via comercial, que é a Avenida Paraná, foi completamente reformulada e transformada em uma grande calçada de pedestres em 1977, através da reurbanização das praças Willie Davids, Marechal Floriano e Gabriel Martins.

Quais outros pontos importantes da cidade você gostaria de ver enquanto eram construídos?

Fotos: Londrina de Antigamente, exceto quando creditado.

Obs: os preços e promoções são válidos para a data da publicação, podendo sofrer alterações sem aviso prévio das quais não nos responsabilizamos.

 

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais